Entrando no Mundo do Tiro Esportivo.

Inicialmente quero dizer que quem gosta de armas de fogo pela beleza das de suas características, formatos, designer e plataformas realmente gostará de estar entrando no Mundo do Tiro Esportivo.

Pois é um mundo de opções de estilos, calibres, de repetição, semi-automáticas(para níveis 3) tamanhos e gostos e ter determinação para o tiro esportivo.

O Atirador Esportivo maior de 25 anos poderá escolher a melhor opção que lhe agradar, pois lhe é permitido a requisição de compra do primeiro armamento junto ao Sisgcorp.

Entrando no Mundo do Tiro Esportivo também o atirador precisará reservar uma quantia por mês para suas habilidades que são obrigatórias durante 1 ano, terá que ter 8 treinamentos.

O Tiro esportivo é mais que um hobby, é um estilo de vida que ainda lhe proporciona a verdadeira arte ou dom de poder controlar a visada que pode determinar se você acertará o alvo ou não, já pensou em ganhar uns troféus em competições?

Requisitos para o processo de CR:

São os principais requisitos exigidos pelo Exército Brasileiro para ter o certificado de registro:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Comprovar bons antecedentes criminais;
  • Estar com os direitos civis e políticos;
  • Estar escrito em um clube de tiro cadastrado na Polícia Federal;
  • Ser aprovado em um teste prático de tiro ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal;
  • Provar capacidade técnica e psicológica para manusear armas de fogo;
  • Realizar teste escrito de tiro ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal.
  • Preencher requerimento junto site do Sisgcorp;
  • Ter um local para guardar para o armamento.

 Entenda o processo para ter o CR

Entender os requisitos acima citados é a maneira de se conseguir o CR Certificado de Registro para poder ter acesso a esse mundo do tiro esportivo que não é fácil como dizem por aí, sendo um cidadão de bem, contudo se não obter todos  os requisitos  não se consegue o certificado.

Ser maior de 18 anos: o cidadão precisa ter 18 anos para conseguir iniciar o processo de Certificação do Registro.

Contudo, ter 18 anos pode-se requerer ao CR mas não poderá comprar o armamento, quando estiver apto para começar os treinamentos e habitualidades o atirador terá que usar o armamento do clube em que está inscrito, porque somente com 25 anos terá o direito de requerer seu próprio armamento, conforme consta no decreto 11615/23

Comprovar bons antecedentes criminais: será necessário requisitar junto à Polícia Federal, Polícia Estadual e Cartório Eleitoral;

Estar com todos os direitos civis e políticos: Estar sem impedimento como cidadão com todos os direitos civis e com as obrigações eleitorais em dia.

Estar escrito em um clube de tiro cadastrado na Polícia Federal: o cidadão terá que se inscrever em um clube de tiro esportivo para poder desenvolver suas habilidades como atirador esportivo.

Ser aprovado em um teste prático de tiro ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal: o cidadão terá que realizar um teste de tiro em um Clube de tiro com IAT (Instrutor de Armamento de Tiro) com quantidade de munição e armamento solicitado para o teste.

Provar capacidade técnica e psicológica para manusear armas de fogo: o cidadão terá que marcar consulta com um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, para realizar um teste de aptidão psicológica para saber se tem capacidade de manusear uma arma de fogo.

Realizar teste escrito de tiro ministrado por instrutores credenciados pela Polícia Federal: o cidadão terá que realizar um teste escrito em um clube de tiro para saber se tem capacidade técnica de instrução.

Preencher requerimento junto site do Sisgcorp: o cidadão de posse de todos os documentos que são requisitos, digitalizando todos e inserindo ao referido site cada um em seu campo determinado pelo site e imprimindo a taxa e pagando e aguardar o prazo determinado;

Mas atenção, precisa ter um local para guardar o armamento: o cidadão terá que possuir um cofre devidamente guardado em sua residência para acomodar o seu acervo totalmente desmuniciado e as munições em seus recipientes adequados.

Algumas Siglas deste mundo do tiro esportivo:

CAC: Caçador, Atirador e/ou Colecionador (Categoria do CR)

CR: Certificado de Registro

CRAF: Certificado de Registro da Arma de Fogo

COLOG: Comando Logístico (órgão de direção setorial do Exército Brasileiro)

DFPC: Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

GT: Guia de Tráfego (O porte é documental e temporal, no caso do CAC, emitido pelo Exército Brasileiro, e possui eficácia limitada, devendo ser renovado periodicamente)

IDSC: International Defensive Shooting Confederation (Tiro defensivo)

IPSC: International Practical Shooting Confederation (Tiro prático)

PCE: Produto Controlado pelo Exército

RM: Região Militar (Uma região militar constitui um comando das forças armadas de um país, encarregada da administração militar de uma das partes do seu território. Temos 12 no Brasil atualmente).

SGTE: Sistema de Guia de Tráfego Eletrônica

SFPC: Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados

SIGAPCE: Sistema de Gerenciamento de Atividades com PCE

SISGCORP: Sistema de Gestão Corporativo (solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC e é a informatização de processos)

Cidadão com algum processo pode se candidatar:

Possivelmente sim, desde que não seja processado criminalmente, mas mesmo porque depois de ter o CR o cidadão terá que ter disciplina, pois o atirador terá que ter comportamento preventivo de acidente

O armamento precisa colocar em um lugar seguro, não deixar que crianças ou pessoas com problemas psicológicos tenha acesso fácil, pois se acontecer algo trágico o atirador terá um processo administrativo e responderá seu ato criminalmente podendo perder o registro e ser processado e até preso dependendo do real acontecimento de causa terá arma de fogo apreendida.

Habitualidades de atiradores:

Pois bem, as habitualidades são práticas de Atiradores Esportivos, treinamentos realizados pelo atirador, por calibre, sendo sua própria arma ou do clube.

É a realização de treinamentos periódicos na prática do tiro para seu aperfeiçoamento, manobras e manuseio de arma de fogo e se não realizar as habitualidades poderá perder o Certificado de Registro..

Níveis de Atiradores:

Nível 1: 

O Atirador Esportivo nível 1 deve realizar 8 treinamentos em 12 meses e poderá adquirir ou possuir  até 4 armas de uso permitido e poderá comprar até 4000 munições.

Nível 2:

O Atirador Esportivo nível 2 deve realizar 12 treinamentos e 4 competições( local,regional ou nacional) em 12 meses e poderá adquirir até 8 armas de uso permitido e poderá comprar até 10 mil munições.

Nível 3:

O Atirador Esportivo nível 3 deve realizar 20 treinamentos e 6 competições( 2 deverão ser nacionais ou internacionais) em 12 meses e poderá adquirir ou possuir até 16 armas, sendo que 4 delas poderão ser de uso restrito e poderá comprar até 20 mil munições.

Entrar no Mundo do Tiro Esportivo.

Finalizando, em você entrando no Mundo do Tiro Esportivo você poderá realizar competições locais, nacionais ou internacionais, vai depender do seu perfil, comprometimento e disponibilidade e Inclusive de capital investimento você poderá colecionar troféus e medalhas já pensou?

Mas o esporte não, não é barato os recursos que poderá fazer seus treinamentos no clube as munições têm um custo elevado e com o deslocamento dependendo onde esteja localizado seu Clube de Tiro pode somar ao custo total de seu hobby e estilo de vida.

Sua diversão poderá custar caro no fim do mês o Mundo do Tiro Esportivo não é para qualquer pessoa que possa ter um CR tem que ter em mente que às vezes sua habitualidade poderá também ser realizada a seco, sim treinamentos com munição de manejo, snap caps, mas isso ficará para outro tema, até breve!